Levando em conta que nosso planeta não produz água e sim reutiliza a mesma água a milhares de anos, a água que usamos passa por um processo natural de reciclagem. Porém esse processo está sendo afetado pelas atividades humanas, assim os recursos hídricos estão ficando escassos. Mas afinal, o que são os recursos hídricos e como preservá-los?

O que são recursos hídricos?

Em poucas palavras recursos hídricos são qualquer parcela de água doce, superficial ou subterrânea disponível para uso ou acessível à humanidade.
É interessante saber que todo recurso hídrico é água, mas nem toda água é recurso hídrico.
Isso mesmo, existe uma diferença entre água e recursos hídricos. Vamos ver qual é?

Diferença entre recursos hídricos e água.

A água é um bem natural (um mineral presente em toda a natureza no seu estado líquido, sólido e gasoso) com diversas propriedades. É um recurso natural muito peculiar, pois tem o poder de se renovar através dos ciclos hidrológicos. Além disso, é presente na maioria dos seres vivos e essencial à vida e pode ser usada para os mais diversos fins.
Outra coisa que vale destacar sobre a água é que quando ocorrem eventos hidrológicos extremos, ocorre um desequilíbrio como secas e inundações que afetam todos os seres vivos.
Já o termo “recursos hídricos” se referem a quando a água é usada economicamente.
Infelizmente a escassez de água doce, tem feito com que a água não seja mais um bem abundante, livre e disponível a todos e sim um bem pago que se exige um tributo a ser cobrado dos usuários.
Os conflitos de utilização de água têm aspectos sociais, econômicos e ambientais que não são simples de resolver. Isso tem causado sérios problemas, vamos ver alguns deles?

Algumas consequências das atividades humanas são:

 

Escassez pelo desperdício de água

A escassez e o desperdício da água doce representam séria e crescente ameaça ao desenvolvimento sustentável, à proteção do meio ambiente, a saúde e o bem-estar do homem, desenvolvimento industrial, ao ecossistema e a garantia de alimentos.
É importante destacar que a água é essencial para quase todas as atividades de sobrevivência humana, de animais e das plantas.
Por tanto, os impactos do desperdício da água causado pelas atividades humanas, são graves e traduzem-se na redução do abastecimento de água para a população, na menor disponibilidade de água nas reservas hídricas e na ocorrência de verdadeiras crises hídricas em tempos de seca.
Por isso, é extremamente importante que cada cidadão se conscientize da importância da economia e uso correto da água para que não falte água doce para nosso uso.

 Produção de alimentos 

Embora sempre que falamos de produção de alimentos, pensamos em recursos naturais como solo e a lavoura em si, a água é um dos principais recursos, pois ela é responsável por uma parte importante da produção de alimentos e matéria prima. Sem ela não é possível o cultivo, processamento e transformação de qualquer alimento ou produto primário. Por isso, há uma ligação direta entre a falta de água e a segurança alimentar.

Contaminação ou Poluição

contaminação

A poluição ou contaminação da água é o que a torna imprópria para o consumo e prejudicial aos organismos vivos que moram nela. A principal causa de contaminação ou poluição da água são as atividades humanas através de processos agrícolas, domésticos e industriais.
Infelizmente, mesmo depois de tratada a água que chega a nossa torneira, vem contaminada com uma série de metais pesados como: cloro, chumbo entre outros.

Por isso é essencial que a água, antes de ser consumida passe por um processo de filtragem
Os ionizadores Kangen, fazem mais do que filtrar a água da torneira. Eles reestruturam a água através de uma poderosa câmara de eletrólise. Com isso a água sai alcalina, ionizada, antioxidante, leve e hidratante. Além disso nosso ionizadores possuem a certificação ISSO 14001 de sustentabilidade ambiental, mostrando assim que são amigos da natureza. Quer conhecer mais sobre nossos poderosos ionizadores?

Entre em contato conosco através de nosso site e agende uma demonstração gratuita.

botao whatsapp