Omeprazol – conheça os malefícios

O que vamos ver agora:

Omeprazol é um medicamento muito conhecido por quem sofre de dores de estômago. Ele é indicado na maioria dos casos para aliviar a má digestão e proteger o estômago do uso de outros medicamentos.
Mas será que realmente é seguro tomar constantemente Omeprazol ou os outros remédios de sua família?
Nesse artigo vamos esclarecer algumas dúvidas a respeito desse medicamento tão usado hoje em dia.

O que é Omeprazol

Vamos começar esclarecendo o que é o Omeprazol.
Ele é um medicamento da família dos inibidores da bomba de próton, que atuam no organismo diminuindo a acidez estomacal, aliviando assim a azia e queimação.
Este medicamento só pode ser vendido sob prescrição médica.
Muitas vezes ele é indicado por longo período de tempo, por isso é considerado por alguns médicos como um medicamento seguro. Porém vale ressaltar que por se tratar de um medicamento, ele tem efeitos colaterais e nem sempre é tão benéfico como parece. Isso porque, quando tomamos omeprazol, estamos aliviando apenas o sintoma e não tratando a causa. Segundo porque como especificamos no artigo “Acidez estomacal X água alcalina”, o estômago é naturalmente ácido, e sem essa acidez vinda do ácido clorídrico, ele não consegue fazer a digestão corretamente e assim nosso intestino não absorve as proteínas e vitaminas que o corpo precisa e provocar diversos problemas de saúde, como osteoporose, anemia entre outros.
Vamos entender um pouco melhor como funciona esse medicamento?

Ação do Omeprazol no estômago

De acordo com o gastroenterologista do Hospital das Clínicas da USP Ricardo Barbuti, o omeprazol faz parte de um grupo de medicamentos chamados antisecretores, que reduz a produção de ácido clorídrico e isso acaba prejudicando a digestão efetiva.
Entre as várias funções dos ácidos produzidos pelo estômago durante a digestão podemos citar que ele é responsável por quebrar os alimentos e deixar de uma forma que o intestino consiga fazer a absorção das vitaminas e proteínas. Quando o estômago não processa direto a proteína bruta em peptídeos e aminoácidos, o intestino não absorve os nutrientes do alimento e é eliminado por inteiro nas fezes, sem nenhum benefício para nosso organismo. Se a pessoa já tem um problema nutricional, deve tomar cuidado ao fazer uso desse tipo de medicamento.
Outra função muito importante dos ácidos estomacais é inibir a chegada de bactérias até o estômago prevenindo assim infecções.
Se o ácido estomacal estiver completamente neutralizado, ele não consegue matar as bactérias e impedir que elas cheguem ao intestino.
Além disso, a mesma célula que produz o ácido clorídrico também produz uma substância chamada fator intrínseco, essencial na absorção da vitamina B12.
A acidez do nosso estômago não é por acaso, quando comemos, o estômago abaixa o PH de 4.0 para 2.5, e com essa acidez do estômago elimina todas as bactérias e quebra os alimentos para facilitar o processo do intestino.
Portanto o uso excessivo de omeprazol e os remédios da sua família, pode prejudicar a absorção de minerais e vitaminas e provocar diversos problemas de saúde e deficiências no organismo.

Impacto do Omeprazol no intestino

Como Já citado, quando ingerimos alimentos, eles são digeridos no estômago através dos ácidos estomacais, que quebram os alimentos e deixam como um líquido, o intestino por sua vez, através da microbiota intestinal, separa esse caldo o que deve ser absorvido e o que deve ser eliminado nas fezes.
Quando tomamos Omeprazol, o estômago não faz a digestão correta e o intestino recebe os

alimentos em pedaços o que dificulta a função da microbiota e faz aflorar bactérias ruins e pode causar inflamação.
Vale lembrar que o Omeprazol não trata a causa, ele apenas anestesia o estômago, se for usado por tempo limitado é indicado por seu médico, tudo bem, mas o ideal é cuidar do estômago da forma mais natural possível, com alimentação correta, água de boa qualidade, exercícios físicos e um estilo de vida mais saudável.
No artigo sobre o estômago citado acima, mostra as vantagens de tomar água alcalina e ionizada Kangen. Por ser antioxidante, alcalina, hexagonal, ionizada e conter hidrogênio ativo, ela ajuda o estômago e intestino a funcionar corretamente.
Para conhecer mais sobre a água Kangen e ter mais qualidade de vida, entre em nosso site e agende uma demonstração gratuita

Fique por dentro

O que são alimentos funcionais

Com a crescente busca por bem-estar e qualidade de vida, entender melhor o papel dos alimentos funcionais no organismo se tornou essencial. Afinal, eles são aqueles que, além de suas funções nutricionais básicas, oferecem benefícios adicionais à saúde. Em outras palavras, ajudam o corpo a funcionar melhor e a prevenir

Ler Mais!
É possível beber água demais?

A hidratação é essencial para o funcionamento do organismo e para a manutenção da saúde, mas você já se perguntou se é possível beber água demais? Embora seja um hábito incentivado por muitos, o consumo excessivo pode trazer alguns riscos. Como tudo na vida, o equilíbrio é fundamental, e a

Ler Mais!
Quer aumentar sua imunidade? Invista nos antioxidantes:

Cuidar do sistema imunológico é essencial para manter o corpo protegido contra doenças e infecções. Mas você sabia que os antioxidantes desempenham um papel fundamental nesse processo? Para aumentar sua imunidade, investir em alimentos, hábitos saudáveis e na qualidade da água que você consome pode fazer toda a diferença. Veja

Ler Mais!