Quando pensamos em poluição nos vem a cabeça, fumaças cinzas, lixos em praias, animais mortos, lixos nas ruas, esgotos ao ar livre, entre outros. Mas será que é só isso?
O que mais está envolvido? Com a construção de maiores centros urbanos e o consumo exagerado, a poluição tem aumentado e é um problema real. Ela atinge o ar, água e o solo. Existem vários movimentos em escolas e palestras para tentar conscientizar a população sobre a situação e expor medidas de intervenção para o controle dessa poluição antes que seja tarde. Já viu ou participou de alguma delas? Será que as pessoas sabem o que forma a poluição, o que ela causa, o que podemos fazer para não contribuir e prevenir seus efeitos colaterais? Veremos tudo isso neste artigo.
O que é Poluição
A poluição do é a presença de substâncias provenientes de atividades humanas ou animais que podem colocar a vida dos seres vivos em risco. A poluição começou a ser mais intensa depois da Revolução Industrial que colaborou para o aumento da industrialização e urbanização e hoje é um grande problema ambiental. A poluição é resultado do excesso de liberação de poluentes, o que causa vários tipos de poluição, por exemplo:
Poluição ambiental que é causada pela grande quantidade de carbono gerado por veículos todos os dias, a utilização e descarte incorreto de materiais descartáveis, que aumenta a quantidade de lixo e dificultam a reciclagem, o excesso de fios em postes e exposição de ruídos.
A poluição da água que ocorre quando os recursos hídricos da terra são contaminados pela quantidade de compostos físicos e químicos que são descartados neles, isso é extremamente prejudicial à vida marinha. Alguns exemplos dessas práticas são: lançamento de esgotos, lixos e produtos químicos nos mares e ambientes aquáticos. Essas práticas de contaminação também atingem os lençóis freáticos abaixo da terra.
Poluição do solo são as mudanças na natureza causadas pelo contato com produtos químicos, resíduos sólidos e líquidos, tornando o solo improdutivo e causando a morte de seres vivos que dependem dele e do que ele produz. Esses produtos podem ser: solventes, agrotóxicos, detergentes, lâmpadas fluorescentes, pilhas mal descartadas, lixo eletrônico, tinta, gasolina, óleos, diesel, chumbo, lixo doméstico, resíduos de lixo industrial e esgoto diretamente no solo.
Poluição do Ar: também conhecida como poluição atmosférica, ela é o resultado de gases ou partículas líquidas e sólidas na atmosfera. Essa poluição também ameaça o ambiente em escala global porque se estende além das outras fontes de poluição. A poluição do ar acontece pelo excesso de liberação de ácidos, dióxido e monóxido de carbono, nitrogênio entre outros compostos, que são provenientes da atividade industrial, veículos, incineração de lixo, desmatamento (que resultado perda dos nossos filtros naturais) e queimas. Podemos contrair muitas doenças ingerindo água e alimentos contaminados, pelo solo e outras poluições, e entre elas, por causa da poluição do ar, estão o câncer, doenças respiratórias, alergia e doenças nos olhos. Mas se a poluição é tão grave o podemos fazer para amenizar suas consequências?
Conscientização da Poluição
É óbvio que se o ambiente está poluído todos os seres vivos podem sofrer as consequências, como doenças, problemas respiratórios e de pele, alergias, doenças nos olhos, hepatite, micose, diarreia, má formação de fetos, morte de animais, plantas e camada de fumaça encobrindo as cidades.
Mas como é uma situação muito comum hoje em dia, as pessoas acabam tão acostumadas, que essa situação chega a ser corriqueira e esquecida.
Para tentar conscientizar as pessoas do real perigo da poluição, no Brasil dia 14 de agosto foi intitulado o dia do combate à poluição, em virtude do decreto sobre o mecanismo de controle da poluição industrial, que deixa claro os perigos da poluição, além de esclarecer também que poluição é crime. Precisamos entender que não são só as atividades industriais que contribuem para a poluição, mas nossos hábitos cotidianos também.
A Enagic Fabricante dos ionizadores de Água Kangen detém a certificação 14.001 em qualidade Ambiental, onde segue os protocolos de descarte e resíduos de materiais na fabricação das máquinas Kangen.
Além disso os ionizadores Kangen cooperam muito para o meio ambiente pois você descarta o uso de garrafas Pets e começa a utilizar uma das águas que a máquina produz para limpeza doméstica, ajudando a não poluir o solo e a água com produtos químicos para limpeza diária da sua casa.
Ações Contra a Poluição e Prevenção dos Efeitos Colaterais

Podemos fazer nossa parte para contribuir com a limpeza nosso ambiente, pode parecer pouco, mas, fazer a nossa parte já é de grande ajuda, Algumas ações simples como: Separar o lixo orgânico do reciclável, evitar o uso de sacolas plásticas, reutilizar embalagens sempre que possível, usar meios de transportes que colaborem com o meio ambiente ou com combustíveis menos agressivos, não jogar lixo nas ruas, não realizar queimadas, também fazer o descarte correto de óleo e eletrônicos, tudo isso ajuda o meio ambiente. Não precisamos esperar o dia do combate da poluição para fazer nossa parte, temos que agir desde já, diariamente.
E para contribuir com a saúde, o que podemos fazer?
Alguns efeitos à saúde são irreversíveis, mas outros temos que conviver diariamente e podemos amenizar seus efeitos e até impedir que desenvolvam sintomas piores.
Nosso corpo está exposto a muitas substâncias tóxicas que se alojam no nosso organismo por meio das vias nasais, pele, olhos entre outros. Uma forma de lutarmos contra isso é estar sempre higienizando as mãos com a água 2.5 kangen bactericida e lavar o nariz com a água 11.5 kangen super alcalina para hidratar a vias aéreas. Higienizar os alimentos com a água Super Alcaljna Kangen, mesmo os orgânicos, para eliminar possíveis contaminantes e microorganismos prejudiciais à nossa saúde.
A melhor parte é que a Enagic trouxe para o Brasil seus poderosos ionizadores da água Kangen que produzem até 8 tipos diferentes de água que podem nos ajudar em cada uma dessas situações. A água alcalina e ionizada Kangen pH (8.5 a 9.5) é uma água antioxidante que ajuda a limpar nosso organismo e colaborar com a melhor filtração do nosso sangue sendo a mais pura para o consumo, seu filtro, possui o selo WQA Gold que garante toda a retirada de impurezas da água.
Além disso, os ionizadores da Enagic ainda produzem uma água termal com PH próximo ao da pele, que mantém a pele e cabelos mais saudáveis e hidratados. Ela também é uma boa aliada para quem tem pele sensível e ajuda até a amenizar os sintomas das doenças de pele.
Uma água super ácida PH (2.5), que devido ao seu poder oxidativo e ácido mata bactérias, germes e fungos, além de ser um poderoso esterilizante e desinfetante. E por não ser um produto químico pode ser utilizado para infinitas finalidades como: assepsia e higienização das mãos, dos objetos, das bancadas e ambientes, de ferimentos, cortes e feridas, esterilizar produtos alimentares, prevenção na contaminação de alimentos, enxaguante bucal, cuidados com conjuntivite, fungos e bactérias. E a água Super alcalina PH (11.5) que é utilizada para retirar o excesso de agrotóxicos das frutas, verduras, legumes e grãos.
Neste artigo vimos várias maneiras de colaborar com o combate à poluição e cuidar da nossa saúde prevenindo os efeitos dela no nosso corpo. Faça sua parte!
Se desejar saber como ter mais qualidade de vida, com os ionizadores Kangen, conte conosco! Entre em contato através do nosso site.