Já ouviu alguém dizer que tem tireoide? Sabia que isso não é ruim? As pessoas em geral confundem ter tiroide com ter problemas nela. Você sabe o que é Tireoidite de Hashimoto? Nesse artigo vamos entender um pouquinho do que é a tireoide, onde ela fica, quais as suas funções e riscos.
O que é a Tireoide?
A Tireoide é uma glândula em forma de borboleta que fica localizada na parte inferior do pescoço, “abraçando” a traquéia. Os hormônios produzidos nela agem em nosso corpo e metabolismo desde a nossa formação fetal até a velhice. Seu funcionamento inadequado altera a função de vários órgãos vitais. Uma curiosidade é que em 2008, a Federação Internacional de Tireoide lançou e estabeleceu, o dia 25 de maio, como sua data comemorativa internacionalmente, com o objetivo de promover a conscientização e entendimento dos problemas da glândula, além dos desafios enfrentados pelas pessoas com alterações. Os problemas comuns que são causados na tireoide são: Hipertireoidismo, hipotireoidismo, nódulos, cistos e câncer. Alguns sintomas comuns que podem indicar alguma dessas alterações na glândula são: insônia, nódulos no pescoço, nervosismo, intestino irregular, perda ou ganho de peso, sensação de calor excessiva e fraqueza muscular. Mas o que causa os problemas da tireoide? Vamos conhecer agora as principais doenças ligadas a tireoide.
Hipertireoidismo
Como a tireoide atua em nosso corpo através dos hormônios TSH T3 e T4, é importante que eles sejam produzidos de maneira correta. Ou seja, existe uma quantidade ideal que nosso corpo precisa e suporta de cada um deles. Assim, quando existe uma mudança nessa produção, existe um problema na glândula. Nesse caso, quando a glândula passa a produzir hormônios em excesso, temos o hipertireoidismo. Com a grande produção de hormônios, começa a acontecer um grande esforço em nosso corpo, que começa a trabalhar demais. Ou seja, o coração bate mais rápido, o intestino solta, as atividades cerebrais ficam intensas, prejudicando o sono, entre outros. Todo esse trabalho em excesso começa a exigir um esforço que deixa o corpo exausto. Os principais sintomas do hipertireoidismo são: Nervosismo, irritação e ansiedade; Mãos trêmulas; Perda de apetite; Queda de cabelo; Fraqueza nos músculos; Alteração na menstruação; perda abrupta de peso; Inchaço na região do pescoço. Quando a pessoa desconfia que pode estar com essa condição, deve procurar o endocrinologista de forma rápida. Assim, o médico vai realizar um exame clínico de toque na glândula e pedir ultrassom e o exame de sangue para ver se houve excesso na produção dos hormônios. Se a pessoa realmente estiver com essa condição, o tratamento será com remédios que podem durar até o final da vida.
Hipotireoidismo
Quando a glândula tireoide começa a produzir pouca quantidade dos hormônios, ocorre o chamado “hipotireoidismo”. Dessa forma, o corpo recebe menos quantidade de hormônio do que necessita e por isso a atividade do corpo começa a ficar lenta. Sendo assim, os batimentos do coração diminuem, os rins trabalham devagar, os níveis de colesterol aumentam devido ao baixo metabolismo do corpo. Toda essa lentidão no corpo humano faz com que a pessoa com essa condição tenha a sensação de cansaço durante o dia e a noite, experimentando sonolência e dificuldade em se manter acordado. Confira os principais sintomas do hipotireoidismo: depressão, intestino preso, menstruação irregular, sonolência durante o dia, ganho de peso, aumento dos níveis de colesterol, pele seca e diminuição da memória. Assim como no caso de hipertireoidismo, a pessoa deve procurar o médico quando desconfia estar com essa condição. Dessa forma, o médico vai realizar o exame clínico e pedir exames complementares como o de sangue e o ultrassom. Desta forma, se ficar constatado que a pessoa está com essa condição, o tratamento vai ser iniciado com remédios e adoção de práticas como exercícios físicos e melhora da alimentação.
Tireoidite de Hashimoto

Ao contrário das condições anteriores, a tireoidite não está ligada à diminuição ou aumento da produção dos hormônios da glândula, mesmo que possa causar esse problema também. Essa condição é uma doença autoimune que faz com que os anticorpos do nosso corpo ataquem as células da glândula tireóide. Esse ataque prejudica a produção dos hormônios e pode acabar gerando a sua queda, e traz para a pessoa
também os efeitos do hipotireoidismo. Na verdade, não existem sinais e sintomas típicos da tireoidite de Hashimoto. Como é uma doença de evolução lenta, eles aparecem quando o hipotireoidismo está instalado. Os sintomas mais comuns desta condição são: cansaço, depressão, adinamia (falta de iniciativa), pele seca e fria, prisão de ventre, diminuição da frequência cardíaca, diminuição da atividade cerebral, voz mais grossa como a de um disco em baixa rotação, mixedema (é um edema duro no pescoço), diminuição do apetite, sonolência, reflexos mais vagarosos, intolerância ao frio, ganho de peso, cãibras, alterações menstruais, na potência e libido dos homens. Com a progressão da tireoidite de Hashimoto, os sintomas pioram e ficam mais intensos. A pessoa se sente cada vez mais cansada e com menos energia. Pode apresentar também o aumento no tamanho da tireóide e, consequentemente, a formação do bócio, aquela papada. Ainda não se sabe o que faz o organismo produzir anticorpos contra as células da tireoide. Existem hipóteses de que as infecções virais ou bacterianas, a exposição a certos medicamentos e ao iodo, partos e fatores genéticos estejam envolvidos.
Cistos Coloides
O cisto na tireoide corresponde a uma cavidade ou um saco fechado que pode aparecer na glândula tireoide, que é preenchido por líquido, sendo o mais comum o chamado de coloide, e que na maioria das vezes não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, sendo identificado após a realização de exames. Inicialmente não têm riscos de serem perigosos, mas é importante manter o acompanhamento. Eles podem ocorrer simplesmente por alterações da forma morfológica da glândula, como podem ser neoplasias, ou seja, tumores malignos e benignos. Mas não se sabe exatamente por que eles aparecem. Outra recorrência é que a radiação na região da tireoide na infância, na base do pescoço, por exemplo, é associada a maior frequência do câncer de tireoide. Por exemplo, já se constatou que, em lugares como Hiroshima e Nagasaki, no Japão, e Chernobyl, na Ucrânia, onde a exposição ambiental à radiação foi muito grande, a incidência de câncer da tireoide aumentou muito na populaç
Como prevenir problemas na Tireoide]

As doenças causadas pela tireoide são resultado da deficiência do mineral iodo e esse elemento só é absorvido pelo organismo quando está com o pH ideal. Por isso, na sociedade atual é frequente encontrar pessoas com doenças da tireoide, porque atualmente são valorizados os alimentos que proporcionam ao organismo um ambiente de pH baixo. Desde de cedo, devemos ensinar nossos filhos a tomar água alcalina e ionizada e manter uma dieta equilibrada e um estilo de vida
saudável, pois é assim que ele desenvolverá hábitos saudáveis. Visto que nosso corpo é composto por mais ou menos 70% de água, devemos prestar bem atenção na qualidade da água que ingerimos. Se fizermos isso não traremos sofrimento ao corpo. Estudos recentes mostram que ingerir água alcalina, ionizada e hexagonal, traz muitos benefícios para a saúde. Entre os benefícios da Água alcalina e ionizada Kangen, podemos citar as características únicas e sua tecnologia.
Os ionizadores Kangen transformam a água comum de torneira, fazendo com que ela adquira características diferenciadas. A Primeira característica da Água Kangen é sua pureza. Por meio do sistema de filtragem as máquinas Kangen eliminam as impurezas, fazendo com que a água permaneça assim livre de contaminantes, conservantes e muito mais pura, sendo a única do segmento a receber o selo Gold WQA (selo de pureza da água). A Segunda característica é o seu Ph alcalino, através do processo de eletrólise as máquinas Kangen elevam o Ph da água para alcalino fisicamente na separação dos minerais, auxiliando na boa saúde e o equilíbrio do nosso corpo. Como vimos, esse é um ponto muito importante, pois precisamos do Ph ideal para colaborar com a absorção de Iodo no nosso corpo. Outra importante característica da água Kangen é o poder de óxido de redução, mais conhecido como “Antioxidante”. O Antioxidante tem como principal função neutralizar os radicais livres e reduzir seus efeitos danosos ao nosso organismo.
Conheça os ionizadores Kangen e mude sua vida para melhor! Acesse nosso site e saiba mais.