Afinal, para que serve a apêndice?

O que vamos ver agora:

O apêndice é um órgão que divide opinião a muito tempo. Alguns chegam a afirmar que ela não serve para nada além de inflamar. Mas a partir de 2007, alguns estudos mostraram que não é bem assim, e que esse órgão embora não seja vital, tem participação no aumento da imunidade e outras funções que auxiliam nosso organismo.
Para esclarecermos um pouco mais sobre o apêndice, vamos entender um pouco mais o que ele é exatamente, onde está localizado e quais as suas possíveis funções.

O que é o apêndice e onde se localiza?

O apêndice é uma pequena bolsa, em forma de tubo fechada na extremidade posterior, que mede cerca de 5 a 10 cm, e está ligada à primeira parte do intestino grosso, conectado ao ceco (um divertículo natural que se inicia o intestino grosso, e onde se abrem o íleo, o cólon e o apêndice), próximo ao local onde o intestino delgado e grosso se ligam. Dessa forma, a sua posição geralmente é sob a região inferior direita da barriga fazendo parte do 

sistema digestivo. Talvez você já tenha ouvido que o apêndice não serve para nada além de inflamar, mas a partir de 2007 como já citado, cientistas da Universidade Duke, nos EUA, encontraram e divulgaram as funções do apêndice. Suas principais funções são: fabricar e servir como depósito de bactérias benéficas ao nosso corpo que auxiliam na digestão, e ele também possui células linfóides, que produzem anticorpos para ajudar nas defesas do organismo.
Na verdade, hoje em dia é possível viver perfeitamente sem o apêndice, mas para as pessoas de épocas onde os avanços da medicina e tecnologia eram precários o apêndice era indispensável. Por exemplo, hoje conseguimos facilmente recuperar nossa flora intestinal depois de uma infecção ou episódio de diarreia severa, mas no passado sem o apêndice isso não era possível. Sendo assim, entendemos que o apêndice não serve só para inflamar e colocar nossa vida em risco, ele tem uma função que nos dias de hoje é complementar.

Apendicite, o perigo do apêndice.

A apendicite é a inflamação do apêndice que ocorre geralmente quando um corpo estranho obstrui a estrutura levando a inchaço e a formação de um abscesso em sua ponta.
Esse corpo estranho pode ser várias coisas como por exemplo: porções pequenas de fezes, sementes de frutas, um parasita, entre outros.
Quando isso acontece, antibióticos não dão resultados, por tanto a única forma de tratamento e cura é a cirurgia conhecida como apendicectomia. Esse procedimento é extremamente necessário pois com a inflamação, o apêndice corre o risco de estourar provocando no paciente uma infecção generalizada, difícil de tratar.
O diagnóstico de apendicite, é feito através de sintomas descritos pelo paciente, como uma dor muito forte no local, exame físico essencial como a palpação da região mais baixa, à direita do abdômen. A investigação pode ser complementada com exames laboratoriais como: hemograma e exame de urina e métodos de diagnóstico de imagem como: ultrassom e tomografia computadorizada.
Agora que já sabemos o que é o apêndice, e quais os riscos da apendicite, vamos entender um pouco melhor, como prevenir a apendicite.

Como prevenir a apendicite

O primeiro passo a destacar aqui é que diante da suspeita de apendicite, deve-se procurar a ajuda médica o quanto antes, já que o quadro pode evoluir rapidamente, ameaçando o bem-estar e até mesmo a vida do paciente, dito isso, vamos às maneiras de prevenção.
Embora não exista uma maneira 100 por cento eficaz de evitar que o apêndice fique inflamado, podem auxiliar esse órgão a se manter saudável adotando um estilo de vida mais equilibrado.
Lembrando que a apendicite está ligada ao mau funcionamento do intestino, recomenda-se manter uma alimentação balanceada com frutas, verduras e rica em fibras, pois as fibras ajudam a diminuir o tempo de trânsito intestinal das fezes, evitando que elas estacionem no apêndice. Outro ponto muito importante é que para fazer o bolo fecal funcionar corretamente, o intestino necessita de muita água. Para uma hidratação mais rápida, precisamos nos atentar a qualidade da nossa água. A água alcalina e ionizada Kangen, (produzida pelos ionizadores de água da Enagic), tem um rápido poder de hidratação por ser hexagonal, contém adição de H2, que a tornam um poderoso antioxidante ajudando na eliminação de toxinas ácidas e radicais livres. Ela auxilia também na limpeza e bom funcionamento do intestino.
Quer conhecer a água Kangen e trazer mais qualidade de vida para você e sua família?
Entre em contato conosco e agende uma demonstração gratuita.

Fique por dentro

O que são alimentos funcionais

Com a crescente busca por bem-estar e qualidade de vida, entender melhor o papel dos alimentos funcionais no organismo se tornou essencial. Afinal, eles são aqueles que, além de suas funções nutricionais básicas, oferecem benefícios adicionais à saúde. Em outras palavras, ajudam o corpo a funcionar melhor e a prevenir

Ler Mais!
É possível beber água demais?

A hidratação é essencial para o funcionamento do organismo e para a manutenção da saúde, mas você já se perguntou se é possível beber água demais? Embora seja um hábito incentivado por muitos, o consumo excessivo pode trazer alguns riscos. Como tudo na vida, o equilíbrio é fundamental, e a

Ler Mais!
Quer aumentar sua imunidade? Invista nos antioxidantes:

Cuidar do sistema imunológico é essencial para manter o corpo protegido contra doenças e infecções. Mas você sabia que os antioxidantes desempenham um papel fundamental nesse processo? Para aumentar sua imunidade, investir em alimentos, hábitos saudáveis e na qualidade da água que você consome pode fazer toda a diferença. Veja

Ler Mais!