A hidratação é essencial para o funcionamento do organismo e para a manutenção da saúde, mas você já se perguntou se é possível beber água demais?
Embora seja um hábito incentivado por muitos, o consumo excessivo pode trazer alguns riscos. Como tudo na vida, o equilíbrio é fundamental, e a ingestão de água deve ser feita de maneira consciente. Entenda mais sobre isso no post de hoje:
Beber água demais – O papel da água no organismo:
Nosso corpo é composto por cerca de 70% de água, e esse líquido tem diversas funções vitais. Ele auxilia na regulação da temperatura corporal, transporte de nutrientes, eliminação de toxinas e lubrificação das articulações. Além disso, a hidratação adequada melhora a disposição, a pele e o funcionamento do cérebro.
Por outro lado, beber água demais pode causar uma condição chamada hiponatremia, onde há um desequilíbrio nos níveis de sódio no sangue. Isso acontece quando o excesso de água dilui o mineral, gerando sintomas como náusea, vômito, dores de cabeça, fadiga, desorientação mental e até risco de parada cardíaca.
Embora seja uma condição rara em pessoas saudáveis, ela pode ocorrer em atletas que consomem grandes quantidades de água sem repor eletrólitos, pessoas com alterações hormonais ou que fazem uso de certos medicamentos.
Como saber se você está bebendo água na medida certa?
Segundo a OMS, o consumo ideal de água é de 2,5 litros por dia para um homem de 70 kg e 2,2 litros para uma mulher de 58 kg, mas esses números podem varia de acordo com o nível de atividade física e condições climáticas. A melhor maneira de monitorar a hidratação é observar a cor da urina. Se estiver muito se estiver clara e sem odor, sua ingestão de água está adequada.
Como ter mais eficiência na hidratação?
Nem toda água oferece os mesmos benefícios ou hidrata da mesma forma. Investir em uma água de qualidade, por exemplo, como a Água Kangen, garante melhor hidratação sem sobrecarregar o organismo.
Os ionizadores Kangen transformam a água da sua torneira em ate 8 tipos de água diferentes, cada uma com características e usos específicos. Além de uma filtragem potente, que remove fluor, cloro e outras impurezas, como materiais pesados e até mesmo agrotóxicos, eles realizam um processo de eletrolise da água, que muda a sua estrutura.
Conheça os benefícios da Água Kangen:

- Água mais pura: Livre de contaminantes como cloro, fluor, agrotóxicos e metais pesados
- pH alcalino: Por ser alcalina, ajuda a neutralizar a acidez do corpo, criando um ambiente mais equilibrado e menos propício ao desenvolvimento de doenças.
- Hidrogenada: Rica em hidrogênio molecular ativo, possui antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e o estresse oxidativo no organismo.
- Microestruturada: A Água Kangen possui moléculas menores, garantindo uma hidratação mais rápida e profunda a nível celular.
- Rica em Minerais e Condutiva: A Água Kangen favorece a absorção de nutrientes e melhora a resposta do corpo aos estímulos cerebrais
Beber água demais durante exercícios físicos faz mal?
A hidratação adequada é fundamental para quem pratica atividades físicas. No entanto, o consumo excessivo de água pode ser prejudicial. Atletas, como maratonistas, devem se atentar ao equilíbrio entre água e sais minerais para evitar fadiga extrema e desidratação celular.
Uma curiosidade interessante é que, em esportes de longa duração, recomenda-se o consumo de bebidas específicas para ajudar a repor eletrólitos e manter a estabilidade dos níveis de sódio e potássio. Dessa forma, a diluição excessiva dos minerais essenciais ao bom funcionamento muscular e cerebral é evitada.
A relação entre hidratação e função renal:
Os rins desempenham um papel essencial na regulação do equilíbrio hídrico do corpo. Portanto, quando há um consumo excessivo de água, os rins podem ter dificuldade em processar o excesso de líquido, o que resulta em um esforço muito maior que o normal.
Além disso, em pessoas com doenças renais pré-existentes, o consumo exagerado de água pode piorar a função renal, sobrecarregando os órgãos e dificultando a eliminação de toxinas do corpo.
Por isso, é fundamental que indivíduos com problemas renais consultem um profissional de saúde para estabelecer a quantidade ideal de água a ser bebida diariamente.
Beber água demais – Como garantir o equilíbrio e qualidade na hidratação?
A hidratação adequada é essencial para manter a saúde e o bem-estar. No entanto, beber água demais pode trazer riscos se não houver um equilíbrio correto. A melhor estratégia é sempre respeitar os sinais do corpo e optar por uma água de qualidade para potencializar os benefícios sem sobrecarregar o organismo.
Se você deseja investir em uma hidratação mais eficiente e equilibrada, conheça os Ionizadores Kangen. Eles são fabricados no Japão, com uma tecnologia de ponta, trazendo uma água de alta qualidade para a saúde da sua família. Confira!