Riscos da contaminação de alimentos

O que vamos ver agora:

A contaminação de alimentos é uma preocupação crescente na indústria alimentícia e entre os consumidores.

Ela pode ser muito mais séria do que imaginamos, podendo trazer sérios impactos para a saúde das pessoas.

Este artigo abordará os principais riscos associados à contaminação de alimentos, analisando como ela ocorre, as consequências para a saúde e como preveni-la.

O que é Contaminação de Alimentos

A contaminação de alimentos refere-se à presença de substâncias nocivas ou microorganismos em alimentos que podem prejudicar a saúde do consumidor.

Esses contaminantes podem ser introduzidos nos alimentos em qualquer ponto da cadeia de produção, desde seu cultivo, onde pode ocorrer a adição de agrotóxicos ou outras substâncias nocivas para a saúde até o processamento e o seu consumo.

Há três tipos principais de contaminação de alimentos: biológica, química e física.

Contaminação biológica inclui microorganismos como bactérias, vírus e parasitas.

Contaminação química envolve o uso de agrotóxicos, pesticidas e aditivos alimentares.

Contaminação física ocorre quando existe a presença de objetos físicos no alimento. Todos os tipos de contaminação representam riscos significativos a saúde.

Principais Fontes de Contaminantes

Identificar as principais fontes de contaminação de alimentos é essencial para minimizar os riscos.

Conheça os principais riscos que devemos nos atentar:

1. Contaminantes na Agricultura:

Na agricultura, a utilização de agrotóxicos, pesticidas e herbicidas é uma prática comum para controlar pragas que podem afetar as plantações.

No entanto, resíduos desses produtos químicos podem permanecer em frutas e legumes se não forem adequadamente higienizados.

2. Contaminação Cruzada Durante o Processamento:

Durante o processamento e até mesmo na nossa casa pode ocorrer a contaminação cruzada.

Microorganismos patogênicos podem ser transferidos de um produto para outro através do contato direto entre produtos crus e cozidos ou através de superfícies contaminadas como: esteiras, facas e tábuas de corte.

3. Limpeza e Higiene dos Equipamentos e dos Manipuladores de Alimentos:

A higienização dos equipamentos é um ponto que precisa de atenção. Resíduos de alimentos e umidade podem servir como um ambiente ideal para o crescimento de patógenos (organismos que causam doenças).

Portanto, deve-se segui um protocolo de limpeza profunda dos equipamentos e também com relação a higiene pessoal dos envolvidos no processo de manipulação.

Consequências da Contaminação de Alimentos para a Saúde

As consequências da contaminação de alimentos para a saúde dependem do tipo de contaminante e da imunidade individual.

Basicamente, estas consequências podem ser categorizadas em três grupos principais:

*Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs): Causadas principalmente por bactérias (como Salmonella e Escherichia coli), vírus e parasitas (como Giardia) e fungos.

Os sintomas comuns incluem: náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e, em casos severos, desidratação e disfunção sistêmica que pode ser fatal, especialmente em populações vulneráveis como idosos, crianças e imunocomprometidos.

*Intoxicações Químicas: Resultam da ingestão de alimentos contaminados com substâncias químicas nocivas, como pesticidas, metais pesados (chumbo e mercúrio), e aditivos alimentares não aprovados.

Os efeitos podem ser agudos, como intoxicação e reações alérgicas, ou crônicos, levando a doenças a longo prazo como câncer, disfunções neurológicas e problemas reprodutivos.

*Lesões Físicas: Ingestão de contaminantes físicos (como fragmentos de vidro ou metal) presentes nos alimentos pode causar cortes, obstruções ou danos ao trato gastrointestinal.

Conheça algumas dicas de como os Ionizadores Kangen podem ajudar a eliminar a contaminação de alimentos:

1. Higienize muito bem seus Alimentos: Assim que chegar das compras, higienize muito bem as frutas, legumes, verduras, grãos, peixes e carnes.

Uma forma natural de esterilizar seus alimentos, eliminando germes, fungos e bactérias é borrifando a Água Super Ácida pH 2.5 diretamente sobre os produtos.

2. Elimine o Excesso de Agrotóxicos: A Água Super Alcalina pH 11.5 é uma solução natural, para remover o excesso agrotóxicos e outros contaminantes na sua comida.

Para isso, bastar deixar seus alimentos de molho na Água Super Alcalina pH 11.5 por 30 minutos.

3. Contaminação Cruzada: Outra possibilidade de contaminação ocorre quando um alimento entra em contato com algum material contaminado na sua cozinha, como facas, tábuas e até mesmo a bancada.

Para esterilizar com segurança e de forma natural, utilize a Água Super Ácida pH 2.5 para limpar sua área de trabalho.

Os Ionizadores Kangen produzem até 8 tipos de água para cuidar da saúde da sua família, entre elas Águas Super Ácida pH 2.5 e a Água Super Alcalina pH 11.5.

A Água Super Ácida pH 2.5 tem propriedades antissépticas que matam vírus e bactérias contidas nos alimentos.

Já a água Super Alcalina, pH 11,5 por outro lado, possui m propriedades desengordurantes. Visto que a base da maioria dos agrotóxicos é oleosa, ela consegue tirar o excesso desses pesticidas, tornando os alimentos muito mais saudáveis e confiáveis.

Importante ressaltar que a água produzida pelos Ionizadores Kangen não contem nenhum tipo de produto químico adicionado.

Estas propriedades são obtidas através do processo de filtragem e eletrolise da água.

Para conhecer melhor essas das águas e os Ionizadores Kangen, assista o vídeo ou clique aqui e fale com nossos especialistas!

Fique por dentro

O que são alimentos funcionais

Com a crescente busca por bem-estar e qualidade de vida, entender melhor o papel dos alimentos funcionais no organismo se tornou essencial. Afinal, eles são aqueles que, além de suas funções nutricionais básicas, oferecem benefícios adicionais à saúde. Em outras palavras, ajudam o corpo a funcionar melhor e a prevenir

Ler Mais!
É possível beber água demais?

A hidratação é essencial para o funcionamento do organismo e para a manutenção da saúde, mas você já se perguntou se é possível beber água demais? Embora seja um hábito incentivado por muitos, o consumo excessivo pode trazer alguns riscos. Como tudo na vida, o equilíbrio é fundamental, e a

Ler Mais!
Quer aumentar sua imunidade? Invista nos antioxidantes:

Cuidar do sistema imunológico é essencial para manter o corpo protegido contra doenças e infecções. Mas você sabia que os antioxidantes desempenham um papel fundamental nesse processo? Para aumentar sua imunidade, investir em alimentos, hábitos saudáveis e na qualidade da água que você consome pode fazer toda a diferença. Veja

Ler Mais!