Como você deve ter conhecimento, os médicos indicam a ingestão de bastante água para quem tem problemas respiratórios. Mas você sabe o porquê dessa indicação? Será que tem como melhorar a respiração com água?
Bom, para que você entenda bem, saiba que perdemos água quando respiramos. Podemos ver isso claramente, quando percebemos o embaçamento do espelho se o olhamos muito de perto.
Isso ocorre porque, o vapor d’água e as gotículas que expiramos juntamente com o gás carbônico, passam pelo processo de condensação no vidro. Você já deve ter observado este fenômeno em diversas situações.
E quem sofre de doenças respiratórias, como a asma e a bronquite, necessita fazer um esforço muito maior quando inspira, para absorver o oxigênio, e quando sua respiração fica ofegante, perde mais água do que seria normal.
Como explicam os pneumologistas: “O catarro resseca e endurece os pulmões. A secreção acaba virando uma espécie de rolha na traquéia, dificultando a respiração”.
Quando isso ocorre, o melhor que se tem a fazer é o procedimento chamado inalação, que consiste em aspirar vapor d’água.
Agora, se você não tem um inalador, a solução é beber bastante líquido, que será absorvido pelo sistema digestório e auxiliará a hidratar os brônquios, dissolvendo o catarro.
O sensível sistema respiratório
O sistema respiratório é um dos mais sensíveis do corpo humano, pois é através da respiração que entramos em contato com vários microrganismos que podem causar doenças. Manter o trato respiratório saudável é uma condição essencial para ter qualidade de vida.
Sobretudo por volta dos 70 anos, pessoas que padecem de alguma doença respiratória, como asma ou bronquite, sabem que o simples ato de inspirar o ar já pode cansar os pulmões. Para absorver oxigénio, os pulmões mais sensíveis chegam a ficar ofegantes e perdem mais água do que o normal. E aqui chegámos à importância, acima citada, de dar alívio aos desconfortos respiratórios. Temos sim como melhorar a respiração bebendo bastante água.
Como funciona essa hidratação
A água é fundamental ao bom funcionamento do organismo, pois integra diversas funções essenciais, desde o transporte de nutrientes, eliminação de toxinas e regulação da temperatura corporal, até à lubrificação das mucosas. Mais de 70% do corpo de um adulto é composto por água.
Ao entrar em contato com o sistema respiratório, a água faz com que as mucosas fiquem mais úmidas e as secreções mais líquidas, sendo assim mais facilmente eliminadas e levando com elas os vírus e bactérias.
Apesar de ser uma informação recorrente, sempre reforçada pelos médicos e também em artigos na Imprensa, muitas vezes descuidamos da hidratação. Seja por não ter esse hábito ou por subestimar o impacto da falta de água no corpo, acabamos por ingerir menos líquido do que deveríamos.
Como funciona essa hidratação
Embora exista a referência de que se deve beber 2 litros de água por dia, a verdade é que essa quantidade varia bastante de pessoa para pessoa. Ela depende do estilo de vida que se leva, da temperatura do local onde se habita, da prática, ou não, de exercício físico, e até do próprio peso – indivíduos com maior peso corporal também necessitam de mais água.
Nos idosos, a desidratação costuma acontecer, principalmente, por dois motivos: primeiro, o idoso tem menor quantidade de água no organismo do que um adulto mais jovem; segundo, o “mecanismo” que avisa que está na hora de ingerir líquidos não funciona tão bem nesta fase da vida. Ou seja, a pessoa sente menos sede, bebe menos água e acaba por ficar desidratada. É uma via de mão dupla.
Uma das formas de saber se a hidratação está adequada é verificar a cor da urina. Se estiver amarelo-escura, com odor forte, e a pessoa for menos vezes do que costuma ao banheiro, é sinal de que ela está a ingerir pouca água.
Água e tosse

Entretanto, caso uma pessoa tenha tosse constante na decorrência de problemas respiratórios, também é indicado que beba bastante água. De fato, o “mecanismo” fundamental para o tratamento da tosse é a hidratação do muco. Quanto mais fácil for eliminá-lo, mais depressa a tosse irá
desaparecer.
Já agora, em caso de tosses secas e irritativas aconselha-se igualmente uma melhor hidratação, e o estar atento aos sinais que o corpo emite. Tosses que duram mais de 10 ou 15 dias precisam de atendimento médico para diagnóstico.
Ingestão de água no verão
A ingestão da quantidade adequada de água é essencial no funcionamento do corpo. Por isso, os especialistas chamam a atenção para esse cuidado, principalmente em casos de quadros gripais ou dengue, por exemplo, doenças comuns nesta época do ano.
Entre suas ações, o líquido é fundamental no tratamento das doenças infectocontagiosas, porque ajuda a eliminar substâncias tóxicas do organismo. Com isso, alivia-se os sintomas e diminui o risco de agravar o quadro.
Além da importância no tratamento de doenças infectocontagiosas, o consumo de água é essencial para todo o funcionamento do corpo. Esse líquido é necessário para que ocorram todas as reações biológicas e químicas do organismo. O que faz sentido, já que do total de composição do corpo humano, 70% ou mais é de água.
Como melhorar a respiração
Fique com essa frase de um médico especialista, um pneumologista:
“Esperar ter sede para tomar água faz com que o indivíduo beba menos líquido do que precisa. Então, principalmente no frio, devemos criar formas para contabilizar e nos lembrar da hidratação com frequência, como deixar sempre uma garrafinha de água por perto”.
A água Kangen por ser alcalina ionizada, regulariza o pH do corpo e impede o desenvolvimento de doenças futuras, por ser micro estruturada, é menor e mais leve se tornando mais hidratante e absorvente do que outras águas comuns, ajudando o organismo a absorver profundamente, hidratando intracelularmente tudo que é necessário e ajudando a eliminar as toxinas de nosso organismo e células.
Além disso, ela é pura e livre de substâncias químicas contaminantes, antioxidante, altamente hidrogenada, que auxilia na imunidade, defesa do corpo e no combate dos radicais livres que prejudicam nosso corpo e o oxidam gradativamente.
Como melhorar a respiração com a água super alcalina
Os ionizadores de água Kangen por terem todas essas características mencionadas acima, auxiliará e acelerará ainda mais o processo de hidratação dos órgãos e das vias respiratórias, tanto no auxílio da doença como na prevenção.
A água kangen é dividida e diferenciada por ser produzida em pH diferentes, tendo a disposição para várias funções diferentes, uma delas é a água super alcalina, que não é recomendada pra ingestão, mas para limpeza ocular e até a nasal, sendo recomendada para fazer lavagens. A água Kangen, de ph 8.5 – 9.5, indicada para ingestão, é super hidratante. Ela é reestruturada molecularmente para que volte a sua forma química original, ou hexagonal, sendo assim, ela é mais facilmente absorvida pelo corpo quebrando barreiras nas células e penetrando em seu interior, facilitando sua oxigenação também e umedecendo a mucosa e as secreções. É indicada para fazer lavagens nasais, pois se aproxima do soro fisiologico.
Para saber mais sobre a água Kangen e seus benefícios para a saúde e como melhorar a respiração, acesse nosso site e entre em contato.