Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais buscando dietas e exercícios tanto para emagrecer como para ter uma vida mais saudável.
Nesse cenário é comum encontrarmos diversos tipos de dietas, entre elas, uma que vem ganhando destaque entre muitas pessoas que procuram uma vida mais saudável é a Dieta Alcalina.
Você já ouviu falar nesse tipo de dieta? Neste artigo vamos esclarecer algumas dúvidas sobre essa dieta.

O que é dieta alcalina

Vamos começar esclarecendo o que é dieta alcalina.
A base da dieta alcalina é substituir alimentos que formam ácidos no organismo por alimentos alcalinos. Para sabermos se um alimento é ácido ou alcalino precisamos entender um pouquinho a escala do PH.
A tabela de ph vai de 0 a 14 sendo de 0 a 6 substâncias ácidas, 7 substâncias neutras e acima de 7 substâncias alcalinas.
Outro ponto importante é entender que tudo o que é ácido tem efeito corrosivo e oxida o organismo e o que é alcalino protege nosso organismo das ações prejudiciais dos ácidos.
Portanto, uma dieta alcalina ajuda nosso organismo a se manter mais saudável, visto que muitas doenças só proliferam em ambientes ácidos.
Entendendo isso, vamos passar para o cardápio da dieta alcalina.

Conheça alguns alimentos ácidos e outros alcalinos

Uma dieta alcalina tem que conter pelo menos 60% dos alimentos alcalinos e 40% ou menos de alimentos ácidos.

Alimentos alcalinos:

Frutas em geral, inclusive frutas ácidas como limão, laranja e abacaxi, legumes e verduras, oleaginosas como amêndoas, castanhas, nozes, pistache, proteínas como milhete, tofu, proteína do soro do leite, vinagre de maçã, melaço, alimentos fermentados, kéfir e kombuch.
Temperos: canela, curry, gengibre, ervas em geral, chili, sal marinho integral, mostarda.
Bebidas: água alcalina e ionizada Kangen, chás de ervas, água com limão, chá verde.

Alimentos ácidos:

Carne vermelha e suína , alguns peixes (mais azuis do que brancos), mariscos, ovos, queijos (quanto mais fortes mais ácidos), gordura animal, algumas gorduras vegetais (óleos refinados, gorduras trans), cereais (inteiros e refinados), alimentos à base de cereais (massas, pão, biscoitos, pastéis), grão de bico, soja, feijão preto, lentilha, açúcar branco, doces, refrigerantes, café, chá, cacau e vinho.

Alimentos ácidos devem ser evitados ou consumidos com moderação, colocando sempre alimentos alcalinos juntamente com alimentos acidificantes em uma mesma refeição para equilibrar os efeitos ácidos/alcalinos..

Benefícios da Dieta alcalina

Dieta alcalina

Nosso organismo funciona bem quando o Ph do nosso sangue está ligeiramente alcalino em torno de 7,35, quando nosso corpo fica mais ácido, devido a nossa má alimentação e estilo de vida, nós ficamos doentes, pois como já dito, alguns microorganismos que nos causam doenças não vivem em ambiente alcalino, apenas em ambientes mais ácidos.
Quando ingerimos um alimento, nosso organismo transforma esse elemento em energia, porém como essa ação envolve uma reação química, 

embora ela seja lenta e equilibrada, surgem resíduos conhecidos como lixo metabólico que permanecem no nosso corpo.
Esses resíduos podem ser alcalinos ou ácidos dependendo do alimento que foi consumido.
Se esses resíduos forem alcalinos, ele torna nosso sangue mais alcalino, por outro lado os resíduos de alimentos ácidos, são por sua vez mais ácidos deixando o sangue ácido e mais suscetível a doenças.
Por tanto a dieta alcalina, mantém nosso corpo mais alcalino e consequentemente mais saudável
Outro fator que ajuda muito na dieta alcalina, é ingerirmos a quantidade necessária de água alcalina e ionizada Kangen, pois ela neutraliza os ácidos, é mais hidratante, ajuda a eliminar radicais livres, além disso é rica em minerais, e livre de chumbo , flúor cloro e outros contaminantes que vem na água da nossa torneira e infelizmente nem todo tipo de filtragem consegue eliminar por completo esse contaminantes que fazem tanto mal a nossa saúde.
Portanto, a dieta alcalina se baseia em equilibrar alimentos ácidos e alcalinos, e ingerir uma água alcalina e ionizada de qualidade.
Para saber mais entre em contato conosco teremos prazer em ajuda-lo ou se preferir entre em nosso site

botao whatsapp