Dores no joelho é uma das queixas mais frequentes entre os seres humanos, ela afeta tanto idosos quanto jovens, porém normalmente as causas entre os dois grupos são diferentes.
Enquanto os idosos na grande maioria tem dores pelo desgaste devido a idade, os jovens por sua vez, podem ter dores devido a lesões traumáticas ou problema de alinhamento de rótula (Chamados de síndrome de rotuliano).
As dores podem ser aliviadas com compressas de gelo, medicamentos e massagem.
É sempre muito importante consultar um especialista para saber o melhor tratamento para seu caso.
Uma dor no joelho sempre é indicação de que algo não está bem e é muito importante consultar um especialista para descobrir a causa.
Vale ressaltar que dependendo da origem e da estrutura comprometida, as dores no joelho podem dificultar os movimentos.
Para entender melhor vamos conhecer um pouco mais a estrutura dos joelhos.
Estrutura do joelho

O joelho é uma articulação muito complexa que consiste em duas partes separadas abrigadas em uma única cápsula articular. Ela necessita de certa estabilidade.
Suas principais partes são: fémur tíbia, paletas e ligamentos de suporte, músculos da perna entre outros.
As dores no joelho como já vimos podem ter diversas causas, afetar várias partes da cápsula articular que
apresentar duração e intensidades variadas.
As principais causas para dores nos joelhos são: reumatismo, entorse, síndrome rotuliano (rótula mal alinhada), tendinite, bursite, lesão do menisco, artrose entre outras.
Mas o que podemos fazer para aliviar os sintomas?
Como aliviar as dores no joelho.
Antes de pensar em aliviar os sintomas, o ideal é consultar um especialista para descobrir a causa da dor e tratamento mais adequado. Mas existem algumas opções naturais que podemos fazer em casa para aliviar essa dor que incomoda tanto.
Vejamos algumas delas:
Compressa gelada
As compressas geladas ajudam tanto a aliviar a dor como a desinchar o local, podendo ser aplicada durante 15 minutos três vezes por dia em horários alternados como manhã, tarde e noite.
Vale lembrar que ao aplicar gelo é necessário tomar cuidado para não queimar a pele, o ideal é uma bolsa de gel gelada ou se usar gelo, embrulhar em um pano para não ferir a pele no local.
Usar joelheira
A joelheira também pode ser uma grande aliada, pois ela dá certa estabilidade poupando os joelhos, para isso é importante que a joelheira seja justa e fique aderida na pele.
Ela pode ser usada o dia todo, sendo retirada apenas para dormir. Para saber a compressão ideal é importante consultar sempre seu médico.
Colocar o pé para cima
Quando os joelhos incham, ficar deitado numa cama ou sofá, com os pés elevados acima troco com almofadas em baixo para maior conforto, ajuda a desinchar e aliviar as dores no joelho.
O melhor remédio, porém, é sempre a prevenção.
Como prevenir as dores no joelho
Para prevenir tanto dor nos joelhos como qualquer outra doença, o ideal é manter um estilo de vida saudável.
Ter uma boa alimentação, fazer exercícios moderados, sempre alongar e fazer fortalecimento da musculatura, manter-se bem hidratado entre outros.
Mas você sabia que a porcentagem de água em nossos ossos passa de 45%?
Procure manter uma dieta equilibrada e rica vitaminas, tome sempre uma água de qualidade.
A água Kangen, produzida pelos ionizadores da Enagic, além de ser hidratante, antioxidante, ela também tem alta condutibilidade o que favorece que os membros (pernas e braços) respondam melhor aos comandos cerebrais, além de hidratar muito mais que uma água comum, pois seu poder de absorção em nosso organismo é muito maior, desta maneira a hidratação das articulações e ossos será mais efetiva.
Que tipo de água você andam hidratando seus ossos e articulações?
Já ouviu falar na água Kangen?
Venha conhecer mais sobre seus benefícios entrando em contato conosco.
Quanto as dores no joelho, melhor prevenir do que remediar, mas caso você já esteja com dores no joelho, coloque compressas geladas, descanse com os pés para cima, use uma joelheira e não esqueça de consultar seu médico.