Quando compramos água em uma garrafa pet, acabamos por reutiliza-la para não trazer tanto impacto para o meio ambiente.
Embora reutilizar uma garrafa de água pet pareça ecologicamente correto, saiba que isso é uma péssima ideia. Sabe por que?
Para responder essa pergunta vamos primeiro descobrir o que é e como é feita a garrafa pet.
O que é garrafa pet
Pet é uma resina termoplástica da família dos poliésteres (Polietileno tereftalato), daí o nome “Pet”. A maioria das garrafas de água feita no Brasil são Pets.
Também, na fabricação de alguns tipos de plástico utilizados para embalar alimentos e líquidos é usado um composto químico chamado Bisfenol A (BPA), que interfere no sistema hormonal e capacidade reprodutiva, afeta nosso sistema endócrino e altera nosso metabolismo.
Mesmo recipientes de plástico com o selo “livre de BPA” não são garantia de segurança para a saúde, pois Além do BPA, existem outros tipos de Bisfenol tão ou mais nocivos, porém ainda pouco conhecidos e que não possuem regulação, como é o caso do BPS e do BPF.
Outro composto químico que causa preocupação é o chamado antimônio, utilizado na produção de garrafas PET. Apesar de não ser considerada uma substância cancerígena, ela ainda pode causar vômitos e diarreia.
Ainda outro grande problema é que as garrafas PET são relativamente frágeis e acabam apresentando pequenas rachaduras após muito tempo de uso, elas podem se tornar muito suscetíveis a bactérias. Além de todos esses males, para nossa saúde ela ainda traz grandes problemas para o meio ambiente.
Garrafa de água pet e meio ambiente

O impacto que o plástico causa no meio ambiente é muito conhecido por nós. Sabemos que os plásticos são os maiores poluentes presentes no oceano.
Pensando nisso muitas pessoas acabam por reutilizar as garrafas de água pet para diminuir a quantidade de lixo no planeta.
Embora as garrafas pet sejam recicláveis, muitas pessoas também acabam por não descarta-las da forma correta fazendo com que essa garrafa vá parar no meio ambiente. Mas já vimos que essa não é a melhor solução, pois ela até pode ajudar o meio ambiente em partes, porém causa muitos danos a nossa saúde.
O Brasil é um dos países que mais poluem o planeta com lixos plásticos.
Muitas toneladas de plástico são descartadas no meio ambiente anualmente, trazendo danos aos animais marinhos e desequilibrando o ecossistema.
Esses recipientes de plásticos demoram muitos anos para se decompor, estima-se que muitos plásticos descartados no meio ambiente, demoram até 400 anos para derreter ou se decompor completamente.
Durante esse processo de decomposição, a garrafa de água pet se transforma em micro plástico altamente tóxico para algumas espécies de animais marinhos.
Os animais pensam que são pedaços de alimento, e acabam ingerindo esse material, causando assim a morte de muitos animais todo ano, diminuindo a biodiversidade dos oceanos.
Levando isso em consideração, qual a melhor decisão a tomar em relação a recipientes plásticos?
Alternativa a Garrafa de água Pet ou Plástico
O melhor mesmo é sempre que bater aquela sede, tomar água direto do seu ionizador Kangen, tirada na hora.
Mas caso você esteja fora de casa e necessite tomar água, opte por levar a água Kangen do seu ionizador em uma garrafa de vidro para manter as propriedades da água e não contamina-la Novamente.
Além disso, armazenar sua água em garrafa de vidro possui vários outros benefícios.
As garrafas de vidro não poluem o meio ambiente, são infinitamente reciclável e reutilizável e podem ser esterilizada sem risco de contaminação.
Os ionizadores Kangen também são amigos do meio ambiente. Eles são processadores de água ionizada infinitamente reciclável e reutilizável, sua durabilidade ultrapassa os 20 anos de uso e não liberam compostos químicos. Pelo contrário, eles retiram da água processada o flúor, cloro, químicos e chumbo, além de tornar a água muito mais hidratante, antioxidante, pura e condutiva.
Os ionizador Kangen são feitos através de uma tecnologia inovadora desenvolvida no Japão.